Terra das Cachoeiras - Atividades

Atividades

Além da belíssima cachoeira e da graciosa piscina natural, que por si só já valeriam a visita, o parque possui várias outras atividades que proporcionam uma maior interação com a natureza e seus atores principais: fauna, flora e muito ar puro!

Cachoeira da Malacacheta

A cachoeira da Malacacheta, que dá o nome ao bairro rural onde se localiza, se divide em duas etapas, sendo que a queda total atinge cerca de 25m. Uma particularidade é que, de cada lado do rio só é possível visualizar uma destas partes.

Na parte alta é possível contemplar e caminhar sobre imensas rochas, enquanto na parte baixa se encontra a piscina natural, cujo fundo é formado por areia.

Seu nome vem de um mineral altamente resistente ao calor e excelente isolante elétrico, sendo pertencente à família das micas. Antigamente era muito usado em ferros elétricos e, atualmente, preferido para a confecção de capacitores, placas de circuito eletrônico para computadores, aplicações de rádio frequência e isolante em equipamentos para alta-voltagens.

Terra das Cachoeiras - Atividades

Todas as Atividades

Para poder desfrutar das diversas atividades e alternativas distribuídas pelo parque, é bom reservar tempo. Muitos visitantes, que vão ao espaço pela primeira vez, se mostram arrependidos em não ter reservado um tempo maior. Por isso, segue nosso alerta: chegue cedinho!

 

Jardim Sensorial - Terra das Cachoeiras

Jardim Sensorial

Aqui na Terra das Cachoeiras seus cinco sentidos ficam ainda mais aguçados quando adentram nosso Jardim Sensorial.

Visão, tato, olfato, gustação e audição são estimulados pelos sons dos pássaros e da imponente Cachoeira da Malacacheta que se conectam com a beleza da paisagem do parque e do jardim, onde encontramos variedades de cores, texturas, aromas e sabores. Tal diversidade cria uma experiência única de conexão entre visitante e natureza.

.

Polinizadores e Dispersores

É nesta estufa agrícola que se evidencia a importância do trabalho em equipe e da preservação dos inúmeros animais da natureza. Enquanto alguns são responsáveis por polinizar as plantas, outros são encarregados por transportar os frutos e sementes produzidos para pontos muito distantes. Juntos, eles são a garantia da multiplicação e perpetuação das espécies.

.

Pomar dos Passaros - Terra das Cachoeiras

Pomar dos Pássaros

Enquanto as árvores fornecem alimento e moradia, as aves, em contrapartida, polinizam suas flores e espalham suas sementes, e todos se beneficiam dessa aliança que já dura milhões de anos. Neste pomar, você vai conhecer diversas árvores frutíferas da Mata Atlântica, as quais foram plantadas para servir de alimento e abrigo à inúmeras espécies animais.

 

Jardim das Suculentas

Jardim das Suculentas

Originárias do continente africano, estas plantas podem ficar dias expostas ao sol sem precisar de tanta água. Uma característica importante deste tipo de planta é que elas retém muito líquido, por isso o seu nome.

Espaço Kids Natureza

Um espaço reservado para que os pequenos brinquem à sombra, enquanto os adultos aproveitam para contemplar a cachoeira.

.

Solarium

Espreguiçadeiras, bancos e esteiras, acompanhadas de almofadas multicoloridas, são um convite para se tomar um sol em frente à cachoeira, bater papo, ler um livro ou simplesmente cochilar.

Redários

Seja no sol, com vista da cachoeira, ou à sombra da mata, eles proporcionam excelentes momentos de descanso e relaxamento aos visitantes. O barulho das águas, das folhas e dos pássaros, fazem nossa mente desacelerar!

.

Pesca Esportiva no Rio

Este é o espaço ideal para quem aprecia a arte da pesca. Minhocas e varas estão à disposição dos pescadores. É preciso um pouquinhos de paciência para fisgar o primeiro peixe!

.

Pesca Esportiva no Laguinho

Para a criançada que não tem a paciência necessária para a pesca no rio, temos a pesca de tilápias com isca. Aqui o resultado é garantido: é questão de quem vai pescar mais ou quem vai pegar o maior peixe!

.

Trilhas

Seja fazendo caminhada ou se aventurando com sua bike, o Parque Natural Terra das Cachoeiras reserva surpresas em cada uma de suas trilhas.

A conexão com a Natureza, a possibilidade de apreciar cada centímetro do espaço é o grande atrativo para quem optar por fazer curtas ou longas caminhadas.

Já para os mais aventureiros, as trilhas se transformam em grandes desafios em cima das bikes!

.

Pontes entre ilhas

Entre a Cachoeira, que está num dos lados do rio das antas e a Piscina Natural, que se encontra do outro lado, existem 3 ilhotas. Elas são interligadas entre si e ligam um lado do rio ao outro, por intermédio de pontinhas de madeira. Neste trecho do parque é possível observar, por vários ângulos, o grande volume d’agua que atravessa o parque. Além disso, as ilhas apresentam Mata Atlântica muito bem preservada!

Terra das Cachoeiras - Corredor Ecológico

Corredor ecológico (Breve)

São áreas que unem fragmentos de floresta separados por interferência humana. Em nosso Parque, centenas de árvores nativas foram plantadas para recuperar uma área que estava degradada. Em breve o trânsito e a reprodução de animais será facilitado.

​Piscina Natural nas 4 estações:

Em cada estação do ano a Piscina Natural tem seu encanto. No inverno, com a escassez das chuvas, o volume de água da queda é reduzida. Entretanto, a natureza faz surgir uma prainha de areia, para o encanto da criançada e dos pets. Na primavera, as chuvas recomeçam e, além de deixar o entorno mais verde e florido, a formação de um véu da queda se inicia, o qual é completamente exposto no verão. Outono é a estação da nova transição, com a redução do volume de água e início das prainhas.

 

Primavera

Verão

Outono

Inverno

Terra das Cachoeiras

Contato

Telefone:    (19) 97121-1919
WhatsApp: (19) 97121-1818

Horário de Funcionamento

Sábados, Domingos e Feriados
09h00 - 17h00

Férias: Quinta a Domingo
09h00 - 17h00

Terra das Cachoeiras

Localização

Estamos Localizados no Bairro da Malacacheta, no município de
Bueno Brandão - MG